Histórico da Raça
HISTÓRIA:
O Pastor Belga é uma raça que possui quatro variedades: Groenendael, Malinois, Tervuren e Laekenois. Nosso interesse encontra-se no Pastor Belga Malinois.
O Pastor Belga Malinois, originário da Região de Flandes, cidade de Malinas, norte da Bélgica, fronteira com a Holanda, foi um dos quatros pastores belga reconhecidos e selecionado pelo professor Adolphe Reul, da Escola de Veterinária de Cureghem, 1891, considerado o criador da raça, em virtude das características raciais que o diferenciava em relação aos demais pastores da espécie. Por ser um animal de porte médio, rústico, pelo curto, liso e altamente ágil, inteligente, corajoso e obediente, é considerado o canino mais antigo da Bélgica, que deu origem aos demais pastores e também, o cão mais próximo geneticamente do pastor alemão e do pastor holandês, sendo o primeiro pastor a ser selecionado e registrado oficialmente no país, como raça pura, pelo AKC – American Kennel Club, 1910.
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O Pastor Belga Malinois é a variedade de pelo curto. A cor da sua pelagem é fulvo encarvoado com máscara preta.
O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.
A raça apresenta diferença sexual pouco acentuada com os seguintes registros zootécnicos, aceitos pelo AKC.
O Pastor Belga é dotado de uma grande e célere capacidade de aprendizagem, uma magnífica versatilidade mental e interpretação, sendo capaz de passar do estado de inatividade ao de reação em segundos.
O Pastor Belga é possuidor de nervos de aço, o que lhe permite longos períodos de concentração, é corajoso, determinado e destemido, bem como atento, vigilante e sociável; tudo isto, conjugado com uma excelente robustez, boa capacidade de impulsão, enorme velocidade e destreza física, excelente capacidade olfativa, grande resistência à fadiga e forte aptidão ao trabalho sob condições adversas, essas características fazem dele um atleta incomparável e herói da versatilidade, por tudo isso é conhecido como “ a Ferrari dos cães”.
Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência, o que é demonstrado pelo seu olhar vivo e interrogador, sempre vigilante e atento.
O drive de seu temperamento é alto, porém, estável, apesar de poder mostrar-se desconfiado com estranhos. Com a família é um cão dócil e afetuoso, é valente, destemido, enérgico e independente, embora seja muito apegado a seu dono. Requer exercício físico e mental frequente e pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho voltado à proteção, por conta da tendência dominante, principalmente no caso dos machos. É um cão instintivamente protetor, sem que seja impulsivamente agressivo, portanto equilibrado.
APTIDÕES DO PASTOR BELGA MALINOIS:
Em sua origem era ovelheiro, hoje é um cão de defesa pessoal, guarda residencial e de esportes de proteção como IGP (Internationale Gebrauchshunde Prüfungsordnung) e também shows de conformação.
É um cão multifuncional com forte drive de caça.
É uma das raças mais utilizadas pelas forças armadas de todo o mundo. Atua principalmente como cão policial e militar, como cão de esportes de proteção em competições como IGP e KNPV, entre outros, e cão de faro de explosivos e narcóticos devido ao seu excelente faro e persistência, mas algumas linhagens também podem atuar como cão de guarda e defesa, e como cão de pastoreio.
É um cão de guarda elegante, robusto, de cabeça erguida e de olhar esperto. Além disso, são carinhosos com os donos e extremamente familiares. Adoram brincar e estar próximos a crianças.
O Malinois é uma raça que está sendo muito usada pela polícia de muitos países e crescentemente sendo usado pela polícia brasileira, em especial usados pela polícia federal na detecção de drogas, devido ao seu excelente faro. Eles são mais leves e mais velozes que o pastor alemão e tem um ataque excepcional.
“Graças a sua habilidade de aprender e executar comandos, e suas virtudes natas de inteligência, coragem, vigilância, agilidade e farejamento, entre outros requisitos exigidos para um cão de guerra ou combate, o Malinois tem sido a raça favorita para emprego em operações estratégicas e especiais pelos Exércitos e Forças Policiais Especiais de vários países do mundo, em missões especiais e seletivas a saber:
Polícias Federais – Utilizado pelas principais polícias federais do mundo: Scotland Yard, KGB, SWAT, FBI, BOPE entre outros, em missões especiais, na segurança de aquartelamentos, busca de drogas, armamentos e explosivos, tem sido auxiliar poderoso no sucesso dessas operações especiais em portos, aeroportos, edifícios e combates urbanos na localização de depósitos clandestinos de drogas, localização de esconderijos e prisão de traficantes.
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros – Empregado cada vez mais em todo o mundo em casos de sinistros ambientais: terremotos, tsunamis, furacões, ciclones, deslizamentos de terras, desabamentos de edifícios, onde há soterramentos de pessoas e desaparecidos, o Malinois é um agente de busca imprescindível nessas operações especiais. No Brasil, foi empregado pelo Corpo de Bombeiros, nos últimos desastres ambientais do rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho -MG, onde incansável, usando o farejamento, pode auxiliar os bombeiros na localização das vítimas soterradas.
Sem nenhuma dúvida que dentre as raças utilizadas pelo Exército: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Fila Brasileiro, Labrador, Rottweiller nas operações militares especializadas, o Belga Malinois tem se destacado principalmente:
Busca e Apreensão: Farejamento na busca e localização de drogas: cocaína, maconha, crack e explosivos, munições e armamento;
Ataque: Persuasão, perseguição e intimidação do traficante e apoio à tropa nos pontos de bloqueio e inspeção de suspeitos e veículos;
Varreduras dos becos, vielas e edificações. Aumento da capacidade operacional da tropa em locais de risco, no vasculhamento, procura e captura;
Varreduras em áreas com cobertura vegetal. A serra da Misericórdia, Rio de Janeiro, foi área de atuação do Cão de Guerra, no patrulhamento e descoberta de armamento, munições e drogas;
Posto de Bloqueios e Controle das Vias Urbanas. Foram empregados para vistoria e inspeção de transeunte e veículos, auxiliando a tropa e o poder de polícia e investigação;
Segurança e Vigilância Militar. Empregado na Segurança de Estabelecimentos Militares onde se exige o máximo de segurança e proteção como Paióis de Munição, Bases Aéreas, Postos de Combustíveis, Bases Navais, etc.” (fonte: Animal Business Brasil).
CUIDADOS COM O CÃO:
- saúde geral: o Malinois é um cão rústico, com saúde quase de ferro, praticamente livre de displasia e de doenças comuns para outras raças, não precisa de grandes cuidados e é muito adaptável às mudanças climáticas.
- escovação: uma escovação mensal com uma escova de cerdas naturais geralmente é suficiente, só na mudança de pelo (geralmente duas vezes por ano) é que se torna necessário realizar escovações mais frequentes, para retirar o pelo morto que se encontra solto.
- não babam, o que facilita o convívio e a higiene.
- banho: não necessita tomar banhos freqüentes, pois uma das suas maravilhosas características é a ausência do odor. Os banhos em demasia prejudicam o cão, pois retiram a camada de subpelo que é o que permite resistir às diferenças de temperatura.